segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como ensinar Física e Educação Ambiental no Ensino Fundamental?



Abordando a Educação Ambiental (EA) nas Ciências Naturais do ensino fundamental deve-se desfazer o ensino metodológico onde a simplificação encobre as inter-relações dos fenômenos da natureza e então passar a lidar com a complexidade do mundo oferecendo parâmetros para o desenvolvimento humano. A EA tem como enfoque principal nesse período os aspectos sociais, além de econômicos e políticos, onde se analisa as causas e conseqüências de ações humanas sobre o Universo.
  Como nesse estágio da educação há uma maior interdisciplinaridade, entre a Química, Biologia e parte da Física, pode-se utilizar de diversos assuntos para promover conhecimento sobre o ambiente a fim de defender sua preservação e empregar de maneira sustentável. No Brasil, ela assume um aspecto mais abrangente congregando a proposta de sociedade sustentável.
Há a possibilidade de unir a Física e a EA ao tratar do reaproveitamento de água para utilização sustentável, evitando desperdícios e conscientizando os alunos. Nesse caso, trata-se de assuntos como fluidos podendo explicar conceitos como: densidade, compressibilidade, escoamento, pressão, velocidade. Esse assunto abre caminhos para vários outros como o tratamento da água, purificação, estados da matéria, onde ingressa a interdisciplinaridade.
Formam-se assim, novos pensadores que descobrirão que o vaso sanitário pode consumir até 40% dos gastos mensais com água. (informação retirada de  http://ecohabitararquitetura.com.br/blog/tag/reaproveitamento-de-agua/ acessado em 27/06/2010) Todavia, o custo financeiro não é o fator mais importante, e sim o fato de desperdiçar litros de água potável toda vez que alguém vai ao banheiro. Assim como acontece com a lavagem de carros, limpeza de calçadas. A partir daí, já há a capacidade de incluir na discussão os tipos de produção de energia. Aproveitando que o objetivo é diminuir o consumo de água potável, a implementação de aquecedores solares em uma casa ajuda nessa redução. Ao usar o chuveiro elétrico há maiores gastos do que se fosse empregado um à base de energia solar.
A utilização de recursos tecnológicos e audiovisuais facilitam para a criança entender o tema abordado. Quando possível, se forem realizadas atividades que possam por em prática o que foi aprendido, haverá maior incentivo para que os estudantes mudem seus hábitos e desenvolvam uma consciência sustentável. Com essa mudança no ensino, talvez o futuro do planeta não seja tão catastrófico quanto será se as pessoas continuarem a não proteger o lugar em que residem.

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