quinta-feira, 24 de junho de 2010

Observação na Escola

Observações gerais sobre a estrutura da escola
        
          A observação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida que foi fundada na data de 28/02/1914 e seu nome homenageia o professor literato Bibiano Francisco de Almeida. É localizada na Rua Carlos Gomes, esquina com a General Canabarro no bairro Centro. Em anexo está a localização da escola e trajetos possíveis para chegar ao local.
Atualmente ela oferece educação infantil, ensino fundamental, médio e de jovens e adultos totalizando o número de 1600 alunos atendidos que são divididos em cerda de 45 turmas com aproximadamente 35 pessoas por sala. Há alunos de todas as classes sociais proporcionando uma convivência heterogenia entre eles.
Há aproximadamente 10 técnicos para atender a escola e suas necessidades. As aulas são ministradas por 115 professores, no nível de graduação e pós-graduação, que desenvolvem projetos como a “Invernada”*, grupos de teatro e formação de times para competições esportivas. Como a escola é estadual, as merendas são oferecidas pela instituição, portanto não há bares nem lancherias dentro do local.
Segundo o vice-diretor da escola o projeto político pedagógico está em reforma, pois tem como objetivo uma gestão democrática onde haverá uma divisão de pessoas de acordo com seus setores para que todos possam expressar suas opiniões, sugestões, descontentamentos e satisfações. Uma das principais preocupações da instituição é que os estudantes também participem de todas as decisões tomadas e na construção de seus próprios conhecimentos.
Antes do início das aulas ou ao final delas, os estudantes costumam ficar do lado de fora da escola. Durante esse período não há segurança alguma para eles, pois não há como mantê-los seguros na rua. No entanto, dentro da instituição foi empregada a utilização de câmeras no pátio e alguns corredores, além do controle de entrada e saída de pessoas. Essas medidas erradicaram o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas.


Observações sobre a aula

           A aula analisada foi da disciplina de Física onde o professor tentava ensinar os alunos o conteúdo de Eletrostática durante dois períodos de 50 minutos. Nessa observação vi como é árdua a profissão de professor. Física não é a maior fonte de interesse dos alunos, talvez não fosse a menor também, mas o desinteresse deles pela aula foi extremo.
            Uma turma de cerca de 30 alunos tinha como interessados cinco indivíduos. Concordo que seja um número grande, já que normalmente prestam atenção uma ou duas pessoas. O grande problema é que talvez eles tenham esquecido de seus papéis na sala e de porque estão lá.
             A turma era dividida em quatro grupos: o “fundão”, as “patricinhas”, os “nerds” e o “meio”. (Esses termos foram empregados para explicar sucintamente o perfil dos grupos sem o objetivo de rotulá-los.) Respeito entre eles era algo que não existia. Uns falavam alto enquanto o professor explicava, outros mandavam “calar a boca” para entender a atração e repulsão de cargas elétricas e tinha ainda quem jogasse uno. De fato, ser professor de uma turma de terceiro ano do ensino médio não é uma tarefa fácil!
        O fato de não conseguir por ordem na turma ocasiona numa aula catastrófica onde somente no momento em que o professor falava em alguma prova ou trabalho que todos eles realmente prestavam atenção no que era dito. Tirando isso, tudo era uma festa. Por quê? Porque o professor não conseguia ter autoridade, os alunos não faziam questão de respeitar e isso desmotiva quem leciona, desinteresse, irresponsabilidade e por fim um dos piores, pois contribui imensamente para o desastre , o professor ter que dar aula em duas salas porque alguém faltou e não podem deixar os estudantes no ócio. É difícil dar aula em uma turma, então em duas ao mesmo tempo é praticamente impossível. Segundo os alunos, é normal que falte professor e alguns tenham que se desdobrar para atender a todos.
           Mesmo com essas dificuldades o professor que ministrava a aula tinha como motivação para trabalhar aqueles poucos que perguntavam, prestavam atenção, faziam os exercícios, se faziam presentes. A realidade de uma escola pública não e fácil, porém são os professores que tem o poder de melhorar a educação e para isso procurar de todas as formas incentivar o aluno, pois aula somente com quadro e giz não estimula quem as assiste.
*Invernada: projeto com atividades realizadas no Centro de Tradição Gaúcha

Anexo:
Os caminhos foram destacados de acordo com distâncias aproximadas das paradas de ônibus mais próximas.


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